62 3324-2440 | 9-92830145

62 9-92830145

Praça das Mães, 14, Centro. Anápolis GO (Dentro da Clínica Cemed)

Insônia

Categorias: Dicas de saúde e notícias, Neurologia

O que é insônia?

É uma perturbação do qualidade e ou da quantidade do sono que pode ocorrer de maneira esporádica ou crônica. É uma das queixas mais comuns na população e pode estar associada a hábitos de vida inadequados, consumo de substâncias, a doenças neurológicas ou psiquiátricas ou por outras causas médicas.

O que é insônia crônica?

Também chamada de Transtorno da Insônia é o tipo de insônia que ocorre ao menos 3 vezes por semana por ao menos 3 meses levando a dificuldades em iniciar ou manter  o sono ou acordar mais cedo do que o desejado.

Quais os sintomas a insônia crônica pode provocar?

Fadiga.

Dificuldades na concentração, atenção e memorização.

Perda de desempenho nas atividades sociais, familiares, escolares e ou profissionais.

Transtorno do humor/irritabilidade.

Sonolência diurna.

Problemas comportamentais como hiperatividade, impulsividade, agressividade.

Redução da motivação/energia.

Maior propensão ao erro/risco de acidentes.

Alterações no peso (ganho ou perda).

 

Qual o tratamento da insônia crônica?

Tudo começa com o diagnóstico médico correto. À partir da entrevista médica detalhada, exame físico e, quando necessários, do diário do sono e de exames complementares, o seu médico pode escolher o tratamento mais adequado ao caso.

O tratamento pode ser dividido em não medicamentoso e medicamentoso. O tratamento não medicamentoso consiste na mudança de hábitos e do estilo de vida com medidas muitas vezes simples e ao alcance de qualquer pessoa (veja: Passos para a Higiene do Sono em nossa área de downloads na seção Para Você). Eventualmente pode ser necessária a realização de Terapia Cognitivo-Comportamental ou fototerapia. O tratamento com medicamentos pode ser utilizado nos casos em que há falha das medidas acima e de acordo com o perfil e das comorbidades do paciente com insônia crônica.

 

Nossos Serviços